9 dias para acolher os dons do Espírito Santo

Nós da Comunidade Emanuel queremos te convidar para durante 9 dias viver viver uma experiência, a partir de louvores e ensinos, com o Espírito Santo.

11 compartilhar

A proposta do retiro

A cada dia iremos propor o seguinte itinerário:

  • Louvor
  • Reflexão escrita para cada dia
  • Proposta de oração ou gesto concreto
  • Oração - Veni Creator

Esperamos que este retiro permita que você (re)descubra a graça de viver no Espírito Santo, faremos este percurso juntos durante 9 dias, para acolher os dons do Espírito Santo. A cada dia meditaremos sobre como os dons podem nos ajudar a vencer os pecados capitais e assim auxiliar-nos no dia a dia a sempre viver e invocar este poderoso auxílio que o Senhor nos deixou.

A Comunidade Emanuel

A Comunidade Emanuel reúne os fiéis de todos os estados de vida que desejam comprometer-se numa vida simultaneamente contemplativa e apostólica no seio da Igreja Católica, para juntos poderem progredir, a santidade, no serviço e no anúncio.

A vocação da Comunidade Emanuel é inteiramente dada pelo seu Nome: «Emanuel» que significa «Deus conosco»: o Mistério da Encarnação Deus nos revela seu infinito Amor e nos convida experimentarmos sua presença em nossas vidas e depois anunciá-lo ao mundo.

Hoje, a comunidade está presente em 60 países. A cada ano, por meio de suas atividades apostólicas, atinge várias centenas de milhares de pessoas. 

Talvez você também goste desta comunidade de oração: 9 dias em casal para acolher o dom do Espírito Santo

Oração do retiro

Veni Creator Spiritus

Vem, ó Espírito Santo, E da tua luz celeste Soltando raios piedosos Nossos ânimos reveste. Pai carinhoso dos pobres. Distribuidor da riqueza, Vem, ó luz dos corações, Amparar a natureza. Vem, Consolador supremo, Das almas hóspede amável, Suavíssimo refrigério Do mortal insaciável. És no trabalho descanso, Refresco na calma ardente; És no pranto doce alívio De um ânimo penitente. Suave origem do bem, Ó fonte da luz divina, Enche nossos corações, Nossas almas ilumina. Sem o teu celeste influxo, No mortal nada há perfeito; A tudo quanto é nocivo Está o homem sujeito. Lava o que nele há de impuro, Quanto há de árido humedece; Sara-lhe quanto é moléstia, Quanto na vida padece. O que há de dureza abranda, O que há de mais frio aquece; Endireita o desvairado Que o caminho desconhece. Os sete dons com que alentas Os que humildes te confessam, Aos teus devotos concede Sempre fiéis to mereçam. Por virtudes merecidas, Dá-lhes fim que leve aos Céus; Dá-lhes eternas delícias Que aos bons prometes, meu Deus