Um coração que amou tanto o mundo - Retiro ao Sagrado Coração

Em busca de atender o apelo de mergulhar no mistério do Amor do Senhor, de se deixar amar e ama-Lo, que queremos convidá-los para meditar conosco este lindo mistério.

9 compartilhar

Responder um chamado de amor

A Comunidade Emanuel é associada estreitamente a graça de Paray-le-Monial. Quando Pierre Goursat(fundador) disse a Marthe Robin que Paray seria o centro da Comunidade Emanuel, a grande mística respondeu: « Diga antes o coração! » Esta ligação particular entre a Comunidade e este lugar de peregrinação se confirmou quando pela Igreja que confiou à Comunidade a responsabilidade do Santuário em Paray desde1985.
Com o grande desejo de atender o apelo deste Coração "Eis o Coração que tanto amou os homens…" nos queremos convidá-lo a realizar este itinerário conosco, podendo recordar algumas graças desta devoção e meditá-las de forma que possamos visualizar e praticar na nossa vida diária é um caminho de confiança, pois vamos descobrir de como uma ferida pode dar frutos, até porque foi de uma ferida que jorrou a fonte da vida, a fonte da misericórdia. “Eles encontrarão em meu Coração fonte inesgotável de misericórdias”.

A proposta do retiro

A cada dia iremos propor o seguinte itinerário:

  • Louvor
  • Reflexão escrita para cada dia
  • Áudio 
  • Proposta de oração ou gesto concreto
  • Oração da Confiança de São Cláudio La Colombière

Esperamos que este itinerário permita que você mergulhe ainda mais neste mistério de amor, de dar cada vez mais passos na confiança e no abandono.

A Comunidade Emanuel

A Comunidade Emanuel reúne os fiéis de todos os estados de vida que desejam comprometer-se numa vida simultaneamente contemplativa e apostólica no seio da Igreja Católica, para juntos poderem progredir, a santidade, no serviço e no anúncio.

A vocação da Comunidade Emanuel é inteiramente dada pelo seu Nome: «Emanuel» que significa «Deus conosco»: o Mistério da Encarnação Deus nos revela seu infinito Amor e nos convida experimentarmos sua presença em nossas vidas e depois anunciá-lo ao mundo.

Hoje, a comunidade está presente em 60 países. A cada ano, por meio de suas atividades apostólicas, atinge várias centenas de milhares de pessoas.

Talvez você também goste desta comunidade de oração: Um mês de oração com o Sangue de Jesus

Oração do retiro

Oração da Confiança de São Cláudio La Colombière

“Meu Senhor e Deus, eu sou tão convicto de que cuidas de todos os que esperam em Ti e que nada pode faltar àqueles que esperam tudo de Ti, que decidi, como norma, viver sem nenhuma preocupação e dirigir a Ti toda minha inquietude. Os homens podem despojar-me de todos os bens e mesmo da minha honra; as doenças podem privar-me das forças e dos meios para servir-te; com o pecado posso até perder a tua graça, mas não perderei nunca jamais a minha confiança em Ti. A conservarei até ao extremo da minha vida e o demônio, com todos os seus esforços, não conseguirá tirá-la de mim. Outros esperem a felicidade das riquezas e de seu talento; confiem mesmo na inocência de suas vidas, no rigor de suas penitências, na quantidade de suas boas obras ou no fervor de suas orações; para mim toda a minha confiança está na própria confiança que tenho; confiança que não enganou ninguém. Eis porque tenho absoluta certeza de ser eternamente feliz, porque tenho a inabalável confiança de sê-lo e porque o espero unicamente de Ti. Por minha triste experiência, devo infelizmente reconhecer ser débil e inconstante; sei quanto as tentações podem contra as virtudes mais firmes; e no entanto nada, enquanto conservar esta firme confiança em Ti, poderá assustar-me; me reabilitarei de qualquer desgraça e estarei certo de continuar a esperar, porque espero com esta imutável esperança. Enfim, meu Deus, sou intimamente persuadido de que não será jamais exagerada a confiança em Ti e que o que obterei de Ti, será sempre muito mais do que o que terei esperado. Espero também, Senhor, que Tu me sustentes nas fáceis debilidades; me sustentes nos assaltos mais violentos; faças triunfar a minha fraqueza sobre os meus temidos inimigos. Tenho muita confiança que Tu me amarás sempre e que também eu, por minha vez, te amarei para sempre. E para levar ao mais alto grau esta minha confiança, ó meu Criador, eu espero-o de Ti mesmo, pelo tempo e pela eternidade. Amém.”