7 dias de oração para aprender a viver o silêncio

Partindo do livro a Pedagogia do Silêncio de Eder Vasconcelos, este retiro tem como objetivo, conduzir os seus participantes para uma experiência de intimidade com Deus.

229 compartilhar

A importância do silêncio

O silêncio não se reduz à ausência de palavras, mas antes à predisposição de escutar outras vozes: a do nosso coração e, sobretudo, a voz do Espírito Santo. Sem este silêncio, arriscamo-nos a descurar o recolhimento da alma. (Papa Francisco)

Em meio a um mundo absorto pelo barulho e pela distração, o Horeb surge com a missão de apontar para os homens o caminho da intimidade. Nós acreditamos que através deste caminho, os homens poderão vivenciar uma  profunda experiência com Deus. Acreditamos que a intimidade com Deus é o caminho para o crescimento interior, para a escuta precisa da voz Dele, e para o autoconhecimento. E é justamente isso que esse retiro propõe! 

O retiro na prática

Este retiro está formulado da seguinte maneira: 

  • Em um primeiro momento, será feita uma breve introdução sobre a proposta do retiro, e em seguida, dar-se-á início ao retiro com a sequência de sete pequenos vídeos. 
  • Em cada vídeo, será abordada uma temática diferente relacionada ao silêncio. 
  • Também será proposto um breve exercício para se vivenciar o silêncio naquele determinado dia.  

O que é o Horeb?

A inspiração do Horeb antecede a prática de suas atividades. O Horeb nasceu de um desejo de atualizar nos tempos de hoje a experiência de intimidade vivenciada por Moisés no Horeb. Todas as ações do Horeb, sejam elas de cunho pastoral ou social, tem um único objetivo: conduzir o homem para a intimidade com Deus através da espiritualidade do silêncio e da formação. 

Convidamos você ao longo destes sete dias, a fazer essa experiência de intimidade com Deus através do silêncio. Bom retiro!

Talvez você também goste dessa comunidade de oração: 10 dias de oração para aprender a imitar a Cristo

Oração do retiro

Oração a Virgem do Silêncio

Santa Virgem Maria, modelo das almas contemplativas, ensinai-nos a guardar nosso recolhimento no meio das agitações da vida. Preservai-nos tanto da febre da atividade excessiva como dos retraimentos do egoísmo. Que jamais o ruído das coisas que passamos faça esquecer a silenciosa Presença Daquele que mora em nós. Que jamais a fascinação das coisas visíveis nos afaste o coração dos esplendores escondidos do mundo invisível. Desenvolvei em nós o gosto do silêncio e ensinai-nos, a vosso exemplo, a fazer de nossa ação uma comunhão fiel com a vontade do Pai, para o humilde serviço de Jesus nas almas. Assim seja.