10 dias de oração para aprender a imitar a Cristo

Hoje percebe-se entre muitos cristãos um distanciamento da vida de Cristo. Este retiro tem o objetivo de levar você a uma compreensão mais profunda do que significa ser cristão.

303 compartilhar

Como posso me tornar um imitador de Cristo?

Essa pergunta pode ser respondida de forma muito simples e objetiva: O cristão é antes de qualquer coisa, aquele que busca imitar a vida de Cristo. Imitar a Cristo significa viver com fidelidade as seguintes palavras pronunciadas por ele: 

"Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me".      (Mateus 16,24)

O autêntico sentido de ser cristão culmina na cruz. Aquele que deseja imitar a Cristo verdadeiramente, deve assumir com fidelidade a sua cruz de cada dia. Não existe outro caminho para configurar-se a Cristo verdadeiramente! A proposta deste retiro é resgatar o verdadeiro sentido  da imitação de Cristo. Nós acreditamos que a força da mensagem cristã não pode prescindir deste caminho autêntico de imitação. Ao longo do retiro, será utilizada como bibliografia base, o livro "A Imitação de Cristo" de Tomás de Kempis. 

O retiro na prática

Este retiro está formulado da seguinte maneira: 

  • Em um primeiro momento, será feita uma breve introdução falando um pouco da história e missão do Horeb, e ainda, qual é a proposta deste retiro. Em seguida, dar-se-á início ao retiro com a sequência de nove pequenos vídeos. 
  • Em cada vídeo, será feita uma breve reflexão sobre como imitar a Cristo.

O que é o Horeb?

A inspiração do Horeb antecede a prática de suas atividades. O Horeb nasceu de um desejo de atualizar nos tempos de hoje a experiência de intimidade vivenciada por Moisés no Horeb. Todas as ações do Horeb, sejam elas de cunho pastoral ou social, tem um único objetivo: conduzir o homem para a intimidade com Deus através da espiritualidade do silêncio e da formação. 

Talvez você também goste dessas comunidades de oração: 7 dias de oração para aprender a viver o silêncio e Encontrando sentido no sofrimento: reflexões e orações

Oração do retiro

Alma de Cristo

Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me. Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, lavai-me Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me. Dentro das Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que eu me separe de Vós. Do inimigo maligno defendei-me. Na hora da minha morte, chamai-me. Mandai-me ir para Vós, Para que Vos louve com os Vossos Santos Pelos séculos dos séculos. Ámen!