Pensamentos sobre a FÉ

Muitos católicos não tem o conhecimento da existência do Catecismo da Igreja Católica. Ele é um documento elaborado pelo Vaticano e contém muitos ensinamentos para nossa vida de fé. E hoje, estarei destacando alguns pontos sobre a fé:


a) A fé é uma graça

A fé é um dom de Deus, uma virtude sobrenatural dada por Ele.

Para aderir a fé em Deus é preciso contar com a graça divina e o auxílio interior do Espírito Santo. É por ação do Espírito Santo que o coração do homem é convertido e movido, abrindo os olhos para o entendimento.


Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, pois para se achegar a ele é necessário que se creia primeiro que ele existe e que recompensa os que o procuram. (Hebreus 11:6).


b) A fé é um ato humano

Como afirmado, a fé só é possível por meio do Espírito Santo, contudo ela só é cabível para o homem. A inteligência e a vontade humana cooperam com a graça divina, movida através da graça de Deus.


c) A fé e a inteligência

A fé é certa, mais certa do que qualquer conhecimento humano, porque se funda na Palavra de Deus que não é falha e jamais mentirá.

Muitas revelações bíblicas parecem obscuras à razão e experiência humana, por isso é importante ter a fé para a compreensão. Um dos exemplos, consiste no livro de Apocalipse, pois é uma profecia que ainda ser cumprirá.


Muitos não acreditam nas profecias do Apocalipse, mas quem viver até lá, contemplará com os próprios olhos.


Uma ressalva é importante fazer: Deus não quer ter o homem como uma marionete. Para tanto, concedeu à nós o dom da ciência. A fé e a ciência não devem andar em desacordo, o mesmo Deus que comunica a fé é o mesmo que acendeu no homem o espírito humano a luz da razão.


d) A liberdade da fé

A fé é uma resposta do homem a Deus e deve ser de forma voluntária. Cabe a cada um de nós acreditar em Deus assim como em sua Palavra.


e) A necessidade da fé

A fé é o ato mais importante para alcançar a salvação, porque é preciso acreditar em Jesus Cristo e em Deus.


Entretanto, aquele que perseverar até o fim será salvo. (Mateus 24:13).


A fé é uma opção e quem opta por ela, adquire benefícios para com Deus. Que a sua crença esteja em Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo.

Oração da comunidade

Augusta Rainha

Augusta Rainha dos céus, soberana mestra dos Anjos, Vós que, desde o princípio, recebeste de Deus O poder e a missão de esmagar a cabeça de Satanás, Nós vo-lo pedimos humildemente, Enviai vossas legiões celestes para que, Sob vossas ordens, e por vosso poder, Elas persigam os demônios, combatendo-os por toda a parte, Reprimindo-lhes a insolência, e lançando-os no abismo. Quem é como Deus? Ó Mãe de bondade e ternura, Vós sereis sempre o nosso amor e a nossa esperança. Ó Mãe Divina, Enviai os Santos Anjos para nos defenderem, E repeli para longe de nós o cruel inimigo. Santos Anjos e Arcanjos, Defendei-nos e guardai-nos. Amém.

Obrigado! 213 pessoas orando

13 comentários

"Que as suas conversas sejam sempre agradáveis e de bom gosto, e que vocês saibam também como responder a cada pessoa". Colossenses 4:6

loader

Banquete Diário

Quero fazer parte