Caminho para o Horeb - Introdução



Introdução

A paz do Senhor caros irmãos e irmãs, é com grande alegria e gratidão a Deus que damos início a este nosso itinerário espiritual que é o caminho para o Horeb. Antes de falar especificamente do Caminho para o Horeb, gostaria de vos explicar como surgiu o Horeb. Penso que seria importante contextualizar antes de tudo a proveniência do nome Horeb. Horeb é aquela montanha localizada na península do Sinai no Egito, esta montanha também é conhecida como Monte Sinai, e foi lá, que Deus através de uma sarça ardente se revelou a Moisés. Vamos ler esta passagem?

Moisés apascentava o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madiã. Um dia em que conduzira o rebanho para além do deserto, chegou até a montanha de Deus, Horeb. O anjo do Senhor apareceu-lhe numa chama (que saía) do meio a uma sarça. Moisés olhava: a sarça ardia, mas não se consumia. “Vou me aproximar, disse ele consigo, para contemplar esse extraordinário espetáculo, e saber porque a sarça não se consome.” Vendo o Senhor que ele se aproximou para ver, chamou-o do meio da sarça: “Moisés, Moisés!” “Eis-me aqui!” respondeu ele. E Deus: “Não te aproximes daqui. Tira as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que te encontras é uma terra santa. Eu sou, ajuntou ele, o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó”. Moisés escondeu o rosto, e não ousava olhar para Deus. (Êxodo 3,1-6)

No ano de 2003, eu ganhei um livro chamado “Para Além do Deserto” de autoria de José Prado Flores. Este livro fala exatamente da pessoa de Moisés, e foi a partir da leitura desta obra, que eu fui me identificando com ele. Enquanto mais eu conhecia a vida deste grande personagem bíblico, mais eu me encantava, e em meu coração, começou a despertar um intenso desejo de vivenciar a mesma experiência de intimidade com Deus feita por ele no Horeb. Percebi desde o início de minha história com o Horeb, que a palavra que mais se destacava era essa: Intimidade. Assim como também percebi também que essa palavra seria o norte da espiritualidade e da missão do Horeb. Fui compreendendo que esta experiência de intimidade com Deus vivenciada por mim deveria também ser partilhada com outros. Eu tinha essa inquietação em meu coração, sentia que não poderia ficar com tal experiência só para mim, mas que precisava partilhá-la com outras pessoas também, que outras pessoas precisavam saber que é possível viver uma vida de INTIMIDADE COM DEUS, que era possível sentir a presença e cuidado paternal de Deus em suas vidas, e que o Deus que se revelou a Moisés não era alheio ao seu povo, mas muito atento e presente em suas vidas:

O Senhor disse: “Eu vi, eu vi a aflição de meu povo que está no Egito, e ouvi os seus clamores por causa de seus opressores. Sim, eu conheço seus sofrimentos. E desci para livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir do Egito para uma terra fértil e espaçosa, uma terra que mana leite e mel, lá onde habitam os cananeus, os hiteus, os amorreus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus. Agora, eis que os clamores dos israelitas chegaram até mim, e vi a opressão que lhes fazem os egípcios. Vai, eu te envio ao faraó para tirar do Egito os israelitas, meu povo”. (Êxodo 3,7-10)

Falando agora deste nosso itinerário espiritual que é o Caminho para o Horeb, digo que ele é a primeira dimensão do Horeb Pastoral que surgiu no ano de 2014. A inspiração inicial foi de fazer um encontro que deveria ser vivenciado em três momentos. O primeiro momento seria uma formação voltada para a vida de Moisés, o segundo, uma adoração ao Santíssimo Sacramento, e o último, um lanche partilhado. Este encontro teria então dois objetivos: Primeiramente proporcionar um crescimento na intimidade com Deus, e o segundo momento, proporcionar uma vivência mais profunda da fraternidade cristã. Por ser online, esta estrutura precisou der adaptada, mas acredito que ela cumprirá o seu objetivo principal que é: Conduzir você a uma experiência de INTIMIDADE COM DEUS.  É isso que eu desejo de todo coração que você vivencie ao longo destes nossos encontros aqui no site Hozana. 

Se você deseja conhecer melhor o Horeb acesse nossos perfis no Instagram: Horeb ou Arquivo Horeb (para conhecer a história). Você também pode fazer parte do nosso grupo de espiritualidade no WhatsApp. Para isso, basta mandar uma mensagem para +55 81 993911621 dizendo: Olá, eu quero fazer parte do grupo do Horeb. Atenção! O +55 só precisa ser usado por quem está fora do Brasil.  

Que Deus abençoe você, e que em tudo Deus seja louvado!


Importante!

Oração da comunidade

Vinde Espírito Santo

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação por Cristo Senhor Nosso. Amém

Obrigado! 31 pessoas orando

1 comentário

"Que as suas conversas sejam sempre agradáveis e de bom gosto, e que vocês saibam também como responder a cada pessoa". Colossenses 4:6

loader

Caminho para o Horeb - um itinerário de intimidade com Deus

Quero fazer parte