Novena dedicada a Santo Antônio de Pádua

Santo Antônio é o santo mais popular de toda a Igreja Católica e venerado em todo o Mundo. Santo Antônio nos mostra grandes valores do Evangelho. REZE CONOSCO! Santo Antônio, rogai por nós!

449 compartilhar

Quem foi Santo Antônio?

Antônio nasceu em Lisboa numa nobre família por volta de 1.195, batizado com o nome de Fernando, foi num primeiro momento “agostiniano”, dedicando-se no estudo da Bíblia e dos padres da igreja, que lhe fez adquirir uma ciência teológica vista nos seus ensinos e em suas pregações.

Em 1.220 Fernando desejando a perfeição cristã, pede para se tornar frade menor, e ao ser admitido na Ordem Franciscana, passa a ser chamado de nome Antônio. Em 1.221 no capítulo da ordem conhece São Francisco de Assis. Um dia estando em uma ordenação sacerdotal é obrigado a pregar, fato que mudou sua vida, pois diante das belas palavras que o Espírito lhe inspirou, os superiores o destinaram à pregação, começando assim suas atividades apostólicas pela Itália e França. O Espírito do Senhor se utilizou de Santo Antônio de um modo espetacular, pois muitos corações heréticos retornam a Santa Mãe Igreja ao ouvirem seus sermões. Foi um dos primeiros mestres de Teologia dos Frades Menores. Faleceu em 13 de junho de 1.231 nas proximidades de Pádua, foi chamado de “Arca do Testamento” pelo Papa Gregório IX e canonizado um ano após sua morte em 1.232.

Quem é a Comunidade Católica Presença?

A Comunidade Católica Presença, é uma associação privada de fiéis católicos, cuja forma de vida comunitária se enquadra naquilo que se conhece na Igreja como “Novas Comunidades”, um dos numerosos frutos do Concílio Vaticano II. Oriunda do Movimento Eclesial da Renovação Carismática Católica, a Comunidade Presença faz parte dessa corrente de graça e é uma expressão dela.Foi fundada no ano de 1996, pela leiga Lucimar Maziero, a partir de um chamado de Deus. 

Nascida na Igreja e para servir a Igreja, a Comunidade Católica Presença recebeu como carisma e missão “ser e levar a Presença de Deus no meio de seu povo como fonte de bênção”. União, Restauração e Consagração formam o tripé que sustenta a nossa obra. Nossa Senhora das Graças é a mãe das nossas vocações e seu esposo São José, o guardião. Nossa patrona é Santa Catarina de Sena, doutora da Igreja, cujos ensinamentos nos inspiram e com ela aprendemos a fidelidade a Santa Mãe Igreja. O lema que nos impulsiona a ser e levar a Presença de Deus é: “Se fordes aquilo que deveis ser, levareis fogo ao mundo inteiro” (Santa Catarina de Sena).

Somos uma comunidade de vida e aliança. Vivemos da Divina Providência, contando com doações e ajuda financeira dos sócios para a manutenção da obra. Nossa comunidade acolhe todos os estados de vida, pessoas chamadas ao celibato, ao matrimônio ou ao sacerdócio. A Comunidade vive a experiência de conviverem juntos homens e mulheres, rapazes e moças, de forma sadia e bela, segundo os conselhos evangélicos da castidade, pobreza e obediência. A vida de oração pessoal, comunitária e o trabalho fortalecem a nossa vida fraterna. Nossa espiritualidade é marcada pela devoção mariana e intensa experiência com a pessoa do Espírito Santo. Somos uma comunidade missionária, que além de realizar ações missionárias, também possui outras Casas de Missão no país.

Talvez você também goste de participar dessas comunidades de oração: Lectio Divina: a Liturgia comentada e Novena em honra a Santa Catarina de Sena

Oração da novena

ORAÇÃO A SANTO ANTÔNIO

Oh! Deus, que vos dignastes escolher a Santo Antônio como modelo de todas as virtudes, e tens convertido a muitas almas através de seus sermões, concedei-nos pela sua intercessão a graça que pedimos (...). Concedei-nos também que por seus méritos e intercessão possamos nos converter, renunciar ao pecado, e praticarmos as virtudes. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.