Aprender a amar Jesus com Santo Afonso Maria de Ligório

Durante 9 dias, iremos rezar com Santo Afonso Maria de Ligório, aprendendo a amar a Jesus, com o seu exemplo de vida de oração, sua entrega a Deus. Vamos viver juntos essa novena!

1 compartilhar

Quem é Santo Afonso Maria de Ligório?

Nasceu perto de Nápoles em 27 de setembro de 1696. Sendo ainda criança foi visitado por São Francisco Jerônimo que o abençoou e predisse para ele grandes bênçãos e sabedoria. Aos 16 anos, caso excepcional obtém o grau de doutor em ambos os direitos, civil e canônico, com notas destacáveis em todos seus estudos.

Para conservar a pureza de sua alma escolheu um diretor espiritual, visitava frequentemente Jesus Sacramentado, rezava com grande devoção à Virgem Maria e fugia de todos os que tivessem más conversações.

Por revelação divina, Santo Afonso abandona tudo e decide converter-se em apóstolo incansável do Senhor Jesus. Em 9 de novembro de 1752 fundou, junto com outros sacerdotes, a Congregação do Santíssimo Redentor (ou Padres Redentoristas), e seguindo o exemplo de Jesus se dedicaram a percorrer cidades, povos e campos pregando o evangelho.

«Quanto a mim, Deus me livre de me gloriar a não ser na Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo» (Gálatas 6, 14).

Programa da novena:

Durante nove dias, iremos meditar a cada dia uma reflexão de Santo Afonso Maria de Ligório, para crescermos em amor a Jesus Cristo, meditando, orando, e a seu exemplo de vida, nos impulsionando a permanecer com Deus até chegarmos ao céu.

Primeiro dia: Aquele que ama a Jesus Cristo carrega a sua cruz com paciência.

Segundo dia: Aquele que ama a Jesus Cristo ama Mansidão. 

Terceiro dia: Aquele que ama a Jesus Cristo evita indiferença, e busca a perfeição.

Quarto dia: Aquele que ama a Jesus Cristo não deseja nada, somente a Ele. 

Quinto dia: Aquele que ama a Jesus Cristo busca se separar de toda criatura. 

Sexto dia: Aquele que ama a Jesus Cristo nunca se encoleriza contra seu próximo. 

Sétimo dia: Aquele que ama a Jesus Cristo acredita em todas as suas palavras. 

Oitavo dia: Aquele que ama a Jesus Cristo com um amor forte, não deixa de amá-lo no meio das desolações. 

Nono dia: Aquele que ama a Jesus Cristo, se une totalmente a Ele.

Aprofunde seu conhecimento e intimidade com os santos com nossas diversas novenas

Oração da novena

Oração para amar Jesus

Meu Jesus querido e amado, meu tesouro, eu merecia por meus crimes nunca mais ser permitido Te amar, mas por Teus méritos, eu Te suplico, me faça digno de Teu amor puro. Eu te amo acima de todas as coisas, e eu me arrependo de todo o coração de ter-Vos sempre desprezado, e Ti expulsei de minha alma, mas agora eu Te amo mais do que eu, eu Te amo com todo o meu coração, ó bem infinito! Eu Te amo, Eu Te amo, Eu Te amo, e eu não tenho outro desejo que além de amar-Te perfeitamente, nem tenho um medo de que além de voltar a ver-me privado de Teu amor. Ó meu Redentor mais amoroso, me permita saber quão grande Tu és bom, e como é grande o amor que Tu me tem, a fim de obrigar-me a amar-Te! Ah, meu Deus, permite-me não mais viver sem se importar com tanta bondade! Suficiente que eu ofendi a Ti. Eu nunca Te deixarei de novo, gostaria de empregar todo o resto dos meus dias em amar a Ti, e em agradar a Ti. Meu Jesus, meu Amor, empresta-me Tua ajuda, ajuda um pecador que deseja Te amar e ser totalmente Teu. Ó Maria minha esperança, Teu Filho ouve a Ti, reza a Ele em meu nome, e obtém a graça de amá-lo perfeitamente! (Santo Afonso de Ligório) Amém.