Um Santo para cada Mês

Aqui serão postados em cada mês histórias de Santos, publicadas pelo Editorial Missal, para divertimento, informação e meditação sobre a vida dessas pessoas que alcançaram a santidade.

63 compartilhar

Os santos, que já chegaram à presença de Deus, mantêm connosco laços de amor e comunhão. Atesta-o o livro do Apocalipse, quando fala dos mártires intercessores: «Vi debaixo do altar as almas dos que tinham sido mortos, por causa da Palavra de Deus e por causa do testemunho que deram. E clamavam em alta voz: “Tu, que és o Poderoso, o Santo, o Verdadeiro! Até quando esperarás para julgar?”» (6, 9-10). Podemos dizer que «estamos circundados, conduzidos e guiados pelos amigos de Deus. (...) Não devo carregar sozinho o que, na realidade, nunca poderia carregar sozinho. Os numerosos santos de Deus protegem-me, amparam-me e guiam-me»

Nos processos de beatificação e canonização, tomam-se em consideração os sinais de heroicidade na prática das virtudes, o sacrifício da vida no martírio e também os casos em que se verificou um oferecimento da própria vida pelos outros, mantido até à morte. Esta doação manifesta uma imitação exemplar de Cristo, e é digna da admiração dos fiéis.


Trecho de: Papa Francisco. “Alegrai-vos e exultai.”

Oração da comunidade

Para obter as Santas Virtudes

Senhor meu e meu Deus, pelo merecimento de Jesus Cristo, peço-vos antes de tudo a vossa santa luz, para que compreenda que os bens terrestres não são mais que vaidade, e o único bem é vos amar, Ó Bem supremo e infinito, e avalie também quanto mereceis ser amado de todo mundo, e principalmente de mim, a quem testemunhastes tanto amor. Dai-me a santa humildade, para abraçar com alegria todos os desprezos que receber dos homens. Inspira-me grande dor dos meus pecados. Redize-me a amar a santa mortificação, combater as minhas paixões e domar meus sentimentos rebeldes. Fazei que eu ame a obediência aos meus superiores. Concedei-me a graça e não ter nas minhas ações outro fim senão o de vos agradar. Dai-me a santa pureza do corpo e espírito, e o desapego de tudo o que não tende ao vosso amor. Dai-me grande confiança na Paixão de Jesus Cristo e na intercessão da Santíssima Virgem Maria. Dai-me sobretudo um grande amor a vós e perfeita conformidade com a vossa divina vontade.