Novena em Honra a São Francisco de Assis

Aprendemos pela vida de São Francisco como viver o Evangelho nos tempos de hoje. A abandonar tudo nas mãos do Pai do Céu, vivermos para Ele e dedicarmos toda nossa vida à causa do Reino.

1 compartilhar

São Francisco de Assis, o maior cristão, depois de Cristo.

Assim está definida, no Catecismo Jovem da Igreja Católica (Youcat), a vida deste homem transformado pela misteriosa e irresistível presença de Deus.

Nasceu em Assis, no ano 1182, de família nobre e com ideais altos de ser cavaleiro e ganhar posição por suas próprias forças. Nesta busca incessante, Francisco é surpreendido por Deus em plena guerra. A partir da experiência com o crucifixo de São Damião, escuta o chamado divino e passa de dominador a dominado, de sedutor a seduzido. Abandona tudo e todos e dá início a vida franciscana no mundo.

Seus anos foram marcados por diversos acontecimentos que são motivos de louvor e entrega de muitos, dentre eles, o nascimento da Ordem das Clarissas, os estigmas e os milagres em vida. Ao morrer, aos 44 anos de idade, cantando os louvores de Deus, foi reconhecido como santo. Uma das canonizações mais rápidas da história da Igreja. 

Sua vida e conversão inspiram até hoje muitos no caminho da busca de Deus e suas graças.

Apendemos pela vida de São Francisco como  viver o Evangelho nos tempos de hoje. Com este santo, somos convidados a abandonar tudo nas mãos do Pai do Céu vivermos para Ele e dedicarmos toda nossa vida à causa do Reino. Ele nos ensina que a maior de todas as riquezas consiste em amar o Amor e, por causa dele, amar todas as criaturas. Somos gratos ao bom Deus. Onipotente Deus. Ele nos fez seus e nos concede a companhia deste santo apaixonado e apaixonante. Por isso, como Igreja, queremos, também, honrar este amigo do Céu por meio de orações, súplicas e louvores.

Assim, rezamos esta novena, na certeza de que não estamos apenas em busca de milagres, mas, sobretudo, de uma vida santa, legado deixado por este grande homem de Deus.


Será disponibilizado diariamente uma meditação seguida de oração para nos motivar a trilhar este caminho de oração.

São Francisco de Assis, Rogai por nós!

Conheça os santos da Igreja com nossas diversas comunidades de oração

Oração da novena

Oração

Senhor, Nosso Deus, pelo grande amor que tendes a humanidade a ponto de suscitar homens e mulheres capazes de trilhar o mesmo caminho de entrega pelas causas do teu Reino, nós te pedimos, dá-nos ousadia de sermos instrumentos de mudança no mundo de hoje, a partir do Evangelho, como também a alegria de testemunharmos os milagres alcançados nesta novena através da intercessão de São Francisco de Assis. Amém.