Encontre sua alma-gêmea: na escola da esperança com São José

Uma novena para os solteiros. Venha caminhar na escola da esperança com São José e entregue a ele seu desejo de encontrar seu José ou sua Maria.

1806 compartilhar

São José sempre me respondeu além de minhas orações e esperanças (Santa Tereza d'Avila)

A escola da esperança de São José

Há feridas das quais não falamos ou falamos tão pouco, porque não chegaram com estrondo, mas foram instaladas no tempo por uma misteriosa ausência, uma longa espera quase inexorável. No entanto, essas feridas secretas se abrem a um caminho espiritual incomparável, convidam a experimentar o abandono e a esperança. A espera de quem sabe que é chamado ao casamento faz parte disso.

“Não é bom que o homem esteja só” (Gn 2,18), lemos na gênese. Por que é que Deus faz aquele que ama esperar tanto tempo? Quando Deus responde, é para manifestar um grande dom, não só para aquele que Ele preenche, mas também para o mundo. A expectativa da espera da pessoa amada é da mesma ordem. Mostra o quanto Deus quer que entremos no tempo da Aliança, começando por concluir uma aliança privilegiada com a solidão.

São José é um intercessor poderoso para aqueles que lhe confiam o desejo de casamento. Modelo de esperança José nos apresenta a jornada espiritual de alguém que está ajustado a Deus. Modelo de marido, ele prepara o nosso coração para amar como amou a Virgem Maria. Modelo de protetor, cuida de cada um de nós, como bom mediador da Providência.

A novena na prática

Durante esta novena, todos os dias confiaremos a São José o desejo de encontrar aquele ou aquela que Deus deseja para nós. Durante nove dias vamos à escola de São José para viver na esperança de quem tudo espera do Senhor.

Primeiro dia - Habitar seu desejo - Aprender com o grande amor de José por Maria;

Segundo dia - Viver a solidão - José diante do mistério da Anunciação;

Terceiro dia - Viver a pobreza - José, um pobre de Deus. A espera, uma escola d pobreza;

Quarto dia - Viver o tempo de Deus - José no ritmo de projeto de Deus;

Quinto dia - Caminhar com o Senhor - José aquele que escuta o Senhor;

Sexto dia - Viver a humildade e curar suas feridas - O anúncio feito a José;

Sétimo dia - Confiar - Deus deu a José todos os meios para que ele cumprisse sua missão;

Oitavo dia - Viver a alegria - As sete alegrias de São José;

Nono dia - Unir-se a todos na Esperança - A ação de São José nas nossas vidas.

Esta novena foi elaborada por Claire de Saint Lager. Ela é autora do livro Comme des Colonnes Sculptées fundadora da Isha Formation.  

Durante toda a novena você pode confiar a São José suas intenções de oração e, também, rezar por outras intenções neste link: intenções para São José

E para continuar sua vida de oração com São José, participe também do Retiro Anual com São José.

Oração da novena

Lembrai-vos São José

Lembrai-vos, oh! puríssimo esposo da Virgem Maria que jamais se ouviu dizer que alguém tivesse invocado vossa proteção implorado vosso socorro e não fosse por vós atendido. Com esta confiança venho à vossa presença a vós com fervor me recomendo. Não desprezeis as minhas súplicas pai adotivo do Redentor mas dignai-vos de acolhê-las piedosamente. Amém