Caminhada de Advento em casal

Vivre d'Amour oferece aos casais uma caminhada de Advento para se prepararem para acolher a alegria do Natal, a alegria de um Amor que sempre quer nascer e renascer em nossos corações.

1 compartilhar

« Natal é amor »

Dentro de algumas semanas será Natal.

No Natal, Deus que é Amor faz-se um bebé.

Por Maria e José, Deus dá Jesus ao mundo. Deus confia-se a si mesmo ao amor de um homem e de uma mulher, aos seus cuidados, à sua dedicação, à sua atenção.

«No amor de José e Maria por Jesus, nada há de possessivo, porque sabem-no Filho de um Outro». Henri Caffarel

Deus é a fonte de todo o amor. Assim, através do amor de Maria e José pelo seu filho, é o Seu amor que se transmite à criança, através da sua autoridade, é a Sua autoridade que se exerce, através da sua dedicação, é a Sua Providência que age.

Esta história não está longe da história das nossas vidas

Deus chama cada casal a acolher o amor! Deus chama cada casal a cuidar do amor, a alimentá-lo, a fazê-lo crescer como faria com um recém-nascido.

Os recém-nascidos despertam nos seus pais capacidades desconhecidas de dedicação, ternura, paciência, disponibilidade, superação de si mesmo. O mesmo se aplica ao amor que nasce da nossa relação: revela em nós maravilhas! Tal como a criança faz tornar-se pai, o amor faz tornar-se amoroso. 

À imagem de Maria e José, todos os casais são chamados a fundar o seu amor no projecto de Deus. Do ordinário das nossas vidas, Deus quer fazer brotar o extraordinário!

«Natal significa celebrar o inédito de Deus, ou melhor, celebrar um Deus inédito, que inverte as nossas lógicas e expetativas. E viver o Natal é deixar-se levar pelas suas surpreendentes novidades.» Papa Francisco

« Onde nasce Deus, nasce a Esperança »

É no coração do inverno que Deus se oferece a nós. É na noite mais longa do ano que brota a Luz do Mundo. É no frio e no despojamento que Jesus nasce. Assim, é-nos dito que nada é demasiado frio, nada é demasiado obscuro, demasiado pobre ou demasiado fechado para que o amor nasça ou renasça na nossa vida, no nosso casal.

«Olhando para o primeiro Natal da história, descobrimos os gostos de Deus. Seja Maria ou José, o Natal trouxe mudanças inesperadas nas suas vidas». Pape François

Jesus nasce para nós

«Se as tuas mãos te parecem vazias, se vês o teu coração pobre de amor, esta noite é feita para ti! » Papa Francisco

No Natal, só temos uma coisa a fazer: acolher o amor louco de Deus. O tempo do Advento faz crescer em nós o desejo, ensina-nos a viver a expectativa, na confiança de que Deus cumpre as suas promessas. 

Com Vivre d'Amour preparem os vossos corações para acolher Jesus nas vossas vidas, e deixem-no transformar os vossos modos de amar.

Cada dia receba uma imagem inspiradora, uma Palavra de Deus, uma breve meditação e um desafio para viver de um amor cada vez mais belo, mais verdadeiro, maior...

«Caríssimos, amamo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo aquele que ama nasceu de Deus e chega ao conhecimento de Deus.” 1 João 4, 7

Vivre d'Amour

Vivre d'Amour são percursos presenciais e caminhos digitais para os casais que querem renovar a sua relação e amar-se de outra forma.

Encontra as nossas propostas no sítio web: https://vivredamour.fr/

Oração do retiro

Oração à Sagrada Família

Deus, Tu que és a origem da família, e a quiseste como lugar do amor e da vida, concede a todas as famílias da Terra que sejam como a que deste ao teu filho, que estejam unidas como ela no vínculo do teu amor, e sejam abertas, como ela, aos apelos do Espírito Santo. Amém