Novena de São Padre Pio

Através da sua vida de oração, Padre Pio se ofertava a Deus, pois confiava em Seu amor.

2 compartilhar

Um seguidor de São Francisco

Este digníssimo seguidor de São Francisco de Assis nasceu no dia 25 de maio de 1887, em Pietrelcina (Itália). Torturado, tentado e testado muitas vezes pelo maligno, esse grande santo sabia muito da sua astúcia no afã de desviar os filhos de Deus do caminho da fé. Percebendo que não somente deveria aliviar o sofrimento espiritual, recebeu de Deus a inspiração de construir um grande hospital, conhecido como “Casa Alívio do Sofrimento”, que se tornou uma referência em toda a Europa. A fundação desse hospital se deu a 5 de maio de 1956.

Devido aos horrores provocados pela Segunda Guerra Mundial, Padre Pio cria os grupos de oração, verdadeiras células catalisadoras do amor e da paz de Deus, para serem instrumentos dessas virtudes no mundo que sofria e angustiava-se no vale tenebroso de lágrimas e sofrimentos. Na ocasião do aniversário de 50 anos dos grupos de oração, Padre Pio celebrou uma Missa nesta intenção. Essa Celebração Eucarística foi o caminho para o seu Calvário definitivo, em que entregaria a alma e o corpo ao seu grande Amor: Nosso Senhor Jesus Cristo; e a última vez em que os seus filhos espirituais veriam a quem tanto amavam.

Era madrugada do dia 23 de setembro de 1968, no seu quarto conventual, com o terço entre os dedos repetindo o nome de Jesus e Maria, descansa em paz aquele que tinha abraçado a Cruz de Cristo, fazendo dela a ponte de ligação entre a terra e o céu.

Fonte: Formação sobre Padre Pio

A oração é uma chave que abre o Coração de Jesus

Padre Pio possuía, algumas características marcantes me chamam a atenção, e me ajudam a mergulhar no mistério da cruz de Cristo. 

  • Primeiramente a vida de oração de Padre Pio, de profunda intimidade com Deus, com Nossa Senhora, e com seu Anjo da Guarda, a quem ele chamava de Amigo.

  • O segundo ponto que quero apresentar é justamente o acolhimento, pois ele percebeu que sua missão era acolher em si o sofrimento do povo, e recebe de Cristo os sinais da Paixão em seu próprio corpo.  

  • O terceiro ponto é a misericórdia. Dispensador da misericórdia divina, Padre Pio, atraía multidões de fiéis aos confessionários, e mesmo que os tratava com aspereza, era para lhes abrir a mente, a fim de ter consciência da gravidade do pecado, e estes fiéis se arrependiam e buscavam conversão sincera.

Assim, como Padre Pio, nós somos chamados à intimidade com Deus, a também ofertar nossas vidas em favor do próximo, para que participando no mistério da Cruz, possamos experimentar a alegria da Ressurreição.

Aprofunde sua intimidade com os santos com nossas diversas novenas 

Oração da novena

ORAÇÃO À SÃO PADRE PIO

Ó Deus, que em São Pio de Pietreltina, sacerdote capuchinho, tens doado insigne privilégio de participar de modo admirável, da Paixão de teu filho, concede-nos por sua intercessão a graça de santas vocações sacerdotais para a Igreja e para a Comunidade Presença, e também a graça de levantarmos a guarda da vida de santidade como padre Pio, dá-nos também podermos mergulhar na morte de Jesus para alcançar a glória da ressurreição. Amém!