9 dias com Santa Teresa de Calcutá para um abandono em Deus

Nestes 9 dias com Santa Teresa de Calcutá, vamos fazer juntos um itinerário de fé, pedindo que, por sua intercessão, firmemos o coração em Deus, nos abandonando ao Seu infinito amor.

20 compartilhar

Aos olhos da fé, abandono é estar totalmente entregue, rendido nos braços de Deus.

Em grande parte da sua vida, Madre Teresa de Calcutá, viveu um abandono, ou, o que alguns chamam de “deserto espiritual”. Essa palavra “abandono”, parece nos incomodar muito, nos levando ao significado de solidão e exclusão.

Mas, aos olhos da fé, abandono é estar totalmente entregue, rendido nos braços de Deus. A santa de Calcutá, vivenciando esse tempo de “noite escura”, compreendeu que a única coisa necessária era estar com Deus.

Os relatos nos contam que ela passou cerca de 50 anos sem sentir a presença de Deus ou ouvir Sua voz. Mesmo assim permaneceu! Ela aprendeu que não era necessário entender tudo, mas que precisava confiar em Quem a chamou. Viveu com radicalidade e total entrega em todas as situações.

Santa Teresa de Calcutá é fundadora da Congregação Missionárias da Caridade, e muito conhecida por seu trabalho com os pobres, na Índia. Em 1979, recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Faleceu em 1997, sendo beatificada no ano de 2003 e canonizada em 2016.

9 Dias com Santa Teresa de Calcutá

Nestes 9 dias com Santa Teresa de Calcutá, vamos fazer juntos um itinerário de fé, pedindo que, por sua intercessão, firmemos os olhos e coração em Deus e Sua promessa, nos abandonando ao Seu infinito amor, e passando por todas as nossas “noites escuras” da alma.


“Se eu, alguma vez vier a ser santa, serei certamente a santa da “escuridão”. Estarei continuamente ausente do Céu – para acender a luz daqueles que se encontram na escuridão da terra” (Santa Teresa de Calcutá).

Viver um verdadeiro abandono em Deus nos ajuda a sermos livres de tudo, de nós mesmos e a chegarmos ao que, de fato, nosso coração deseja: a pertença total e à intimidade profunda com Ele. 

Aliança de Misericórdia

A Aliança de Misericórdia é um Movimento Eclesial, reconhecida e sediada na Arquidiocese de São Paulo. Tem por missão ser expressão viva do amor misericordioso de Deus, resgatando a dignidade humana, moral e cultural de todos os que estão às margens da sociedade, em situação de exclusão social.

Reze conosco esses 9 dias na companhia de Santa Teresa de Calcutá, por meio de textos meditativos, que serão publicados diariamente.  

Dicas para uma boa oração:

  •  Escolha um lugar silencioso para que possa fazer as meditações sem ser interrompido;
  • Se possível, escolha um horário fixo para que sua oração seja feita. Faça desses dias um compromisso diário com Santa Teresa de Calcutá;
  • Antes de iniciar a leitura, prepare o seu coração, silenciando-o dos ‘barulhos' externos.
  • Após cada dia de meditação, tente tirar alguma palavra, ou resumo daquilo que ficou mais forte pra você e busque contemplar essa percepção no seu dia, abandonando em Deus o que Ele mesmo te mostrar durante oração.

Aprofunde seu conhecimento e intimidade com os santos com nossas                  diversas novenas para os santos

Oração da novena

Oração à Santa Teresa de Calcutá

Santa Teresa de Calcutá, tu permitiste ao sedento amor de Jesus na Cruz tornar-se uma chama viva dentro de ti, e assim te tornaste luz do Seu amor para todos. Obtém do Coração de Jesus (faça o pedido da graça). Ensina-me a deixar Jesus penetrar e possuir todo o meu ser, tão completamente, que a minha vida também possa irradiar a Sua luz e amor para os outros. Amém. Santa Teresa de Calcutá, rogai por mim.