Lectio Divina: a Liturgia comentada

Faça todos os dias a incrível experiência da leitura orante da Palavra de Deus. Com meditações da Liturgia Diária, aprofunde sua vida de oração e a intimidade com as Escrituras.

263 compartilhar

Lectio Divina: a Liturgia comentada

Você já fez a incrível experiência da leitura orante da Palavra de Deus? A Lectio Divina é um método de oração e formação muito eficaz para o crescimento espiritual e a intimidade com as Sagradas Escrituras. A Igreja nos recomenda fazê-la todos os dias, com os textos da liturgia diária.

Para te ajudar neste caminho de aprofundamento, a Comunidade Católica Sementes do Verbo traz reflexões diárias a partir dos textos bíblicos e dos Padres da Igreja. Acompanhe a cada dia, os vídeos com os comentários de Irmã Catarina, formadora-geral da Comunidade, e deixe-se transformar pela Palavra! 

“Na Lectio Divina, cada um deixa-se instruir pelo próprio Espírito Santo. No estudo da Sagrada Escritura, aprofunda a sua inteligência da fé e encontra alimento e forças espirituais para a sua vida e a sua ação.” (Livro de Vida da Comunidade Sementes do Verbo 60, 3-4)

Conheça a Lectio Divina

"Lectio divina" é uma expressão que vem do latim e significa leitura dos textos sagrados.
- Lectio: Em primeiro lugar, indica lição, ou texto, posteriormente em uma segunda tradução, passou a ser compreendido por leitura, que também se origina de “legere” (que quer dizer conhecer).
- Divina: Derivação do adjetivo latino “divinum”. Indica algo pertencente ou relacionado a Deus, algo sagrado.

A Lectio Divina que compreendemos hoje, é apresentada como um método de leitura da Escritura, e tem suas origens no século XII (relacionada ao que tem sido chamado de “teologia monástica”). Após o Concílio Vaticano II, ocorreu uma orientação cada vez maior para a dedicação ao estudo e oração das Sagradas Escrituras, e a Dei Verbum (Constituição Dogmática Pós-Concílio) nos diz que:

A Leitura deve ser acompanhada de oração para que seja possível o diálogo entre Deus e o homem (...) a fim de que nenhum destes se torne pregador vão e superficial da palavra de Deus, por não a ouvir de dentro” (Dei Verbum, in nº 25).

Passos da Lectio Divina

As etapas da Lectio Divina nos são indicadas por Guigo, monge cartuxo do século XII. São elas:

1. Leitura (Lectio): O que diz a Palavra?

A leitura deve ser desinteressada, gratuita, amorosa e na fé, e requer dedicação de tempo para não ser realizada de maneira superficial.

Para uma boa leitura, é necessário primeiro lançar sobre o texto bíblico um olhar impessoal, analisando a cena descrita, a linguagem utilizada e o contexto histórico e sociocultural. A partir disso podemos inferir o sentido literal da Palavra. Mas a riqueza dos textos bíblicos, no Antigo e no Novo Testamento, de forma implícita ou explícita, sempre permitem-nos um encontro com Jesus, o Verbo do Pai (sentido alegórico ou cristológico da Escritura). A Palavra de Deus carrega sempre ainda um sentido moral (ou antropológico), uma lição prática que nos podem conduzir a um comportamento justo. Por fim, toda a Escritura faz-nos entrar, já aqui na terra, na visão do Céu e do Eterno (sentido escatológico).

2. Meditação (Meditatio): O que Deus me fala?

Para que a Palavra possa penetrar e produzir os seus efeitos em nós, é necessário constância e perseverança no exercício de meditação.

É importante ressaltar que a meditação do texto bíblico não se deve limitar ao tempo do exercício da Lectio Divina, mas somos chamados a continuar a meditar a Palavra durante o nosso dia, e mesmo no decorrer de nossos trabalhos e atividades, permitindo à Escritura de realizar um trabalho de frutificação interior em nossa alma.

3. Oração (Oratio): O que respondo a Deus?

A oração é a minha resposta pessoal à leitura da Boa Nova. Depois de ter lido, penetrado, meditado o texto, podemos sentir o desejo de fechar a nossa Bíblia para louvar o Senhor. Agora, a fim de não mais escutar o que o Senhor me diz, mas simplesmente amá -Lo, contemplá–Lo e responder-Lhe. A partir da Palavra viva, nossa oração pode tomar múltiplos aspectos, como o louvor, a ação de graças e o reconhecimento, mas também a contrição do coração, o pedido, a intercessão e a súplica.

4. Contemplação (Contemplatio): A Palavra que inflama meu coração

A Contemplação é o que fica nos olhos e no coração, quando acabou a Oração. É fundamentalmente, a concentração da minha atenção, não em sentimentos ou em orações, mas em Jesus Cristo e na minha relação pessoal com Ele. É importante durante a etapa da Contemplação guardar um pequeno trecho da Escritura (um versículo) que mais lhe tenha falado ao coração, para ser levado durante todo o dia.

5. Ação (Actio): Como sou chamado a viver a Palavra?

A Palavra de Deus apropriada passa depois para a vida prática, torna-se vida em minha vida e transforma meus atos.

A partir do que li, do que ouvi, meditei, ruminei, contemplei, me deixei penetrar pelo poder da Palavra. Começa a brotar no meu mais profundo, o desejo de seguir as Palavras da Virgem Maria: “Fazei tudo o que Ele  vos disser” (Jo 1,5). A ação movida pela Palavra, consiste em fazer da mensagem a própria vida. É válido traçar propósitos claros e realistas dentro de intervalos de tempo razoáveis.

A Palavra vivenciada dia após dia, a começar dos pequenos gestos, configura-nos a Jesus e faz-nos avançar no caminho da santidade.

Que possamos descobrir a importância da Sagrada Escritura em nossas vidas e a necessidade de nos deixar ser constantemente transformados na Palavra de Deus que é o Cristo. Amém.

A Comunidade Sementes do Verbo

A Comunidade Católica Sementes do Verbo foi fundada em Palmas-To pelo casal Diác. Georges e Marie Josette, em 2004. Está presente em seis países, com diversas casas e missões e reúne membros de diversos estados de vida (solteiros, consagrados, casais, famílias, padres...), numa vida doada a tempo integral a serviço da evangelização. 

Contemplativa e missionária, a Comunidade tem como vocação tornar acessível a todos a Palavra de Deus e fazer crescer, em cada um, a dignidade de filhos e filhas de Deus.

Através da Liturgia, da Palavra de Deus, da vida fraterna e da missão junto aos mais pobres, anunciar a Boa Nova da Salvação ao mundo: “Para a vida do mundo”, Pro Mundi Vita! (Jo 6, 51).

Saiba mais: www.sementesdoverbo.org


Clique em "Quero Fazer Parte" para viver a experiência da Lectio Divina!

Talvez você também goste de participar da comunidade de oração: Evangelho do Dia

Oração da comunidade

Oração de São Tomás de Aquino para antes dos estudos

Oh, Criador Inefável! “Criador inefável, Vós a quem chamamos a Verdadeira Fonte de Luz e de Sabedoria e o Princípio Supremo, dignai-vos derramar sobre as trevas da minha inteligência, um raio da vossa claridade. Afastai longe de mim a dupla obscuridade em que nasci: o pecado e a ignorância. Vós que tornais eloquente a língua dos pequeninos, moldai a minha palavra e derramai sobre os meus lábios a graça da vossa bênção. Dai-me a penetração da inteligência, a faculdade de lembrar-me, o método e a facilidade do estudo, a profundidade na interpretação e uma graça abundante de expressão. Fortificai o início do meu estudo, dirigi o seu curso, aperfeiçoai o resultado. Vós que sois verdadeiro Deus e verdadeiro Homem pelos séculos dos séculos. Amém!”