Novena de Santa Teresa de Ávila

Oferecemos uma novena para nos aprofundarmos na oração, junto com Santa Teresa de Ávila, elevando o nosso coração para a misericórdia divina.

5 compartilhar

Santa Teresa de Ávila que fundou diversos mosteiros e também foi responsável por recuperar o fervor de muitas carmelitas.

Propomos a você descobrir, ou redescobrir, com Santa Teresa, proclamada por Paulo VI uma "Doutora da Igreja", a oração, considerada por ela como uma amizade superior «quem fala é o amor» (Livro da Vida 34,8), a sua história, suas experiências divinas e, também, lembrar suas belas obras e suas práticas meditativas.

Santa Teresa de Ávila é professora da vida cristã para os fiéis de todos os tempos. Em uma sociedade frequentemente pobre de espiritualidade, ela nos ensina a ser testemunhas constantes de Deus, de sua presença e de sua ação. Seu exemplo de contemplativo ativo deve nos levar a dedicar tempo todos os dias à oração. Não é uma questão de tempo perdido, mas um momento de abertura no caminho que leva à vida, um momento para aprender de Deus o que é um amor ardente por ele e sua Igreja. Qual é a verdadeira caridade para oferecer aos nossos irmãos? (Bento XVI)


Plano da Novena:


Dia 1:  A infância e o ingresso na vida religiosa de Santa Teresa de Ávila

Dia 2: A vida e a missão de Santa Teresa de Ávila

Dia 3: Seu apoio espiritual

Dia 4: O ponto de partida

Dia 5: A oração de Santa Teresa de Ávila

Dia 6: Como praticar a oração de recordação?

Dia 7: Não desanime

Dia 8: Os frutos da oração

Dia 9: A conversão do coração


Agradecimento por Deus não nos abandonar nunca

“Bendito sejais para sempre, porque, mesmo quando vos deixei,
Vós não vos afastastes de mim por inteiro,
Dando-me sempre a mão
Para que eu voltasse a me levantar;
Muitas vezes, Senhor, eu não a queria,
Nem procurava entender porque tantas vezes
Me chamáveis de novo”. (Vida 6,9)

Oração da novena

Oração de Santa Teresa de Ávila

Senhor, no silêncio deste dia que amanhece, venho pedir-te a paz, a sabedoria, a força. Senhor, no silêncio deste dia que amanhece, venho pedir-te a paz, a sabedoria, a força. Quero olhar hoje o mundo com os olhos cheios de amor; ser paciente, compreensiva e mansa, ver, além das aparências dos teus filhos, como tu mesmo os vês e assim, Senhor, não ver senão o bem em cada um. Fecha os meus ouvidos a toda calúnia, guarda a minha língua de toda a maldade, que só de bênçãos se encha o meu espírito. Que eu seja tão bondosa e alegre, que todos aqueles que se aproximarem de mim sintam a tua Presença. Oh, Senhor, reveste-me de Tua Beleza e que ao longo deste dia, eu te revele a todos. Amém.